Pular para o conteúdo
// 25.04.2018

Taças à mesa: qual a taça certa para cada tipo de bebida?


noivos brindando taça

O modelo do copo, muitas vezes, influencia na estrutura da bebida

Você sabia que a taça de champanhe é tipicamente mais fina e comprida para manter as borbulhas da bebida presentes por mais tempo? Pois é! Muita gente não sabe, mas escolher o tipo de “recipiente” correto ajuda a valorizar ainda mais a bebida que estiver sendo servida.

É claro que qualquer taça ou copo é capaz de servir muito bem qualquer líquido. Mas, escolher a opção correta pode transformar um drinque numa verdadeira experiência. Veja, abaixo, as bebidas que são mais comumente servidas em festas de casamento e a taça correta (ou copo) para cada uma delas.

noivos brindando taças champagne
Champagne e espumante

As taças de espumantes possuem a haste longe por uma razão: você consegue segurá-la sem transferir o calor da sua pele à bebida. Além disso, a boca estreita, como dito acima, ajuda a manter as borbulhas formadas pelo gás e, também o aroma do líquido.

Vinho tinto

Diferentemente da taça para espumantes, a taça para vinho tinto tem um bojo (ou seja, a “boca”) mais larga, para que a bebida tenha mais contato com o oxigênio – algo necessário para bebidas encorpadas como esse tipo de vinho.

 

Vinho branco

A principal diferença entre a taça do vinho branco e a do tinto é o tamanho do bojo (a parte de cima da taça), que deve ser um pouco menor. Uma vez que o vinho branco deve ser servido gelado, o bojo menor ajuda a manter a temperatura por mais tempo, assim como o aroma da bebida.

 

Cerveja e chope

Na teoria, cada tipo de cerveja possui um tipo de copo diferente. Por exemplo: Cervejas pilsen são servidas em copos tulipa. Já o copo pokal é perfeito para opções carbonatadas. As cervejas de trigo ficam no copo weizen, e assim por diante. Mas, se você pode, quer ou precisa escolher apenas um tipo de copo, opte pelo pokal. Porque funciona muito bem a grande maioria das cervejas.

copos diferentes de cerveja
Água, refrigerantes e sucos

Essas são as bebidas que te dão mais liberdade de escolha. Afinal, não possuem aroma, temperatura ou qualquer outra característica que peça determinado tipo de copo ou taça específica. Então, nesse caso, vale muito mais a questão estética, para combinar com o resto das louças. Lembre-se de que o importante é escolher um copo que acomode, no mínimo, 200 ml da bebida.

 

Uísque

Doses de uísque são curtas (ou seja, pouca bebida), por isso podem ser acomodadas em copos baixos. A boca larga é necessária para que os cubos de gelo servidos em conjunto não atrapalhem o consumo da dose.

 

Caipirinhas

Para esse tipo de drink é utilizado o mesmo copo do uísque, para acomodar com tranquilidade todas as frutas, gelos e demais ingredientes utilizados.

 

Shot

Esse é um dos copos mais conhecidos, afinal é utilizado em qualquer tipo de evento. São copos pequenos, que comportam pequenas doses de tequila, cachaça e outras bebidas puras que são consumidas em únicos goles.

 

Margarita

Outro tipo de copo extremamente famoso, indicado para servir margaritas e outros tipos de coquetel. Haste longa para não passar a temperatura da mão para a bebida e boca larga.

 

Licor

O licor é sempre uma boa pedida em dias mais frios ou regiões com temperaturas mais baixas. Combina perfeitamente com casamentos, bodas e outras comemorações. E, como sempre sugerimos aos casais que trabalham conosco, a melhor opção para servir licores são os copinhos de chocolate!

Assim, a bebida fica ainda mais saborosa, pode-se comer o copo e, de quebra, evita levarem o copo embora. Afinal de contas, essa não é uma situação incomum.

copos de chocolate licor copo chocolate bebida licor

Pronto! Agora, você já sabe como servir todas as bebidas da maneira correta em seu casamento ou outros eventos. Aproveite que está por aqui e confira como escolher as bebidas perfeitas para o seu casamento. 

Até o nosso próximo encontro,
Equipe Bem-vinda Noiva