Pular para o conteúdo
// 19.11.2017

Dicas para o seu chá de panela ser um sucesso


Das brincadeiras às lembrancinhas: tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de evento

Já é tradição no mundo de casamentos acontecer, antes do grande dia, um chá para reunir os amigos e familiares em um momento mais descontraído, no qual os noivos ganham presentes mais simples e aproveitam para se divertirem bastante.

Especificamente no caso do chá de panela, apenas as mulheres participam. Então, a noiva se reúne com suas amigas mais especiais, madrinhas, mãe e sogra, para brincarem, darem boas risadas e aproveitarem o tempo juntas.

Quando fazer

O chá de panela (de lingerie, de beleza, chá bar ou qual for) acontecem sempre antes do casamento, normalmente com um mês de antecedência do grande dia. Escolha entre sábado ou domingo, assim você consegue aproveitar mais tempo com os seus convidados.

Lista de convidados

A lista de convidados de um chá de panela é composta, normalmente, apenas pelas mulheres mais próximas à noiva. É claro que, se for do desejo da noiva, pode-se convidar todas as pessoas que estarão no casamento. Mas, normalmente, o chá é um evento menor e mais íntimo, por isso costuma-se ter uma lista mais enxuta, apenas com as pessoas mais importantes e especiais.

Convites

Normalmente, os convites para esse tipo de evento são mais simples, mas não por isso menos especiais. Você pode, inclusive, apostar em uma versão digitalizada para mandar por e-mail, whatsapp ou pelas redes sociais.

Atente-se a mandar o convite com, pelo menos, 20 dias de antecedência. Dessa forma, todas as convidadas poderão se programar com calma para participarem desse dia tão especial!

Decoração

A decoração deve sempre conversar com o gosto da noiva e, por isso, pode variar bastante: mais romântica, mais despojada, moderna, básica… As possibilidades são infinitas, o importante é caprichar!

O que, independentemente do estilo, não costuma faltar em chá de panela são os itens de cozinha compondo a decoração. Então, abuse das jarras como vasos para as flores, bules de chá, colheres de pau, fuês e, claro, panelas!

O que servir

Chás de panela costumam acontecer durante o período da tarde, então aproveite para servir salgadinhos, petiscos, cafés e chás, sanduíches e outros tipos de finger foods. É claro que uma bela mesa de doces também não pode faltar, com cupcakes, brigadeiros, beijinhos e muito mais.

É importante se atentar ao clima também, que influencia diretamente no tipo de comida que deve ser servido. Por exemplo: caso o seu chá de panela aconteça no inverno, chocolate quente é uma ótima escolha; se a data acontecer no verão, prefira água aromatizada e sucos naturais.

Vale lembrar que o chá de panela é um evento mais informal. Então, você pode apostar em comidinhas caseiras tranquilamente, como bolos feitos em casa, lanches com frios, frutas, pipoca e o que mais você gostar!

finger food hamburguinho doces chá de panela

Brincadeiras

Uma das partes mais legais do chá de panela são as brincadeiras que as madrinhas preparam para a noiva. E há diversas! Vamos dar alguns exemplos aqui, mas é importante deixar a imaginação fluir para bolar brincadeiras, gincanas e piadas que tenham a ver com a noiva.

  • Quem conhece melhor a noiva

Essa é a clássica das clássicas. É, basicamente, um jogo de perguntas e respostas sobre a noiva, no qual quem acertar mais questões ganha um prêmio, e quem errar mais paga uma prenda.

  • Bingo

O bingo é uma brincadeira que com certeza renderá boas risadas no chá! Funciona da seguinte forma: cada convidada recebe uma cartela com 12 espaços em branco. Em cada espaço é preciso escrever um presente que a noiva possivelmente ganhou no chá.

Depois que todas as convidadas preencherem os 12 espaços (não vale repetir o presente!), a noiva começa a abrir os presentes. Conforme sair um presente escrito na cartela, basta marcar com um “X” em cima. Quem completar a cartela primeiro, ganha!

  • Adivinha quem é

Outra brincadeira clássica de chás de panela! A “adivinha quem é” é famosa por render boas risadas e muitas lembranças gostosas. Basicamente, cada convidada escreve em um pedaço de papel uma lembrança que tenha vivido com a noiva, mas sem escrever o seu nome.

Depois, os papeis são colocados em um pote ou vasilha e, de forma sorteada, a noiva escolhe e lê um papel de cada vez, em voz alta, e diz de qual convidada é aquele papel – ou seja, com qual pessoa ela viveu aquela lembrança. E já sabe: se errar, paga mico!

Lembrancinhas para o chá de panela

O bacana dos chás de panela é que, caso seja do desejo da noiva, as lembrancinhas podem ser feitas em casa – essa pegada handmade combina perfeitamente com esse tipo de evento! E, além de ficar um charme, a noiva consegue economizar um belo dinheiro fazendo isso.

E as opções são inúmeras, afinal praticamente tudo combina com esse dia: colheres de pau, mini raladores de queijo, geleias, brigadeiro de colher, temperinhos, velas, panos de prato bordados, porta-retratos, xícaras de chá e por aí vai…

potinhos de tempero lembrancinha chá de panela xícaras penduradas suculenta lembrancinhas de chá de panela

Pensando em todos esses detalhes, não há como dar errado. Enfim, basta se divertir e aproveitar o momento ao lado de tantas pessoas especiais!

E enquanto está por aqui, aproveite para conferir a nossa matéria sobre chá de lingerie(linkar matéria)

Até o nosso próximo encontro,

Equipe Bem-vinda Noiva