Pular para o conteúdo
// 08.08.2018

Simbologias do casamento: quais fazem parte do seu sonho?


Conheça um pouco mais sobre as tradições mais famosas do mundo

Natal é época de troca de presentes e ceia entre a família. Quaresma para muitos é tempo de ficar sem comer chocolate e carne de porco. Após uma oração ou depois de passar na frente de uma igreja, muitos fazem o sinal da cruz; outros, não.

Todas as grandes celebrações são envoltas por muitas tradições, que muitas famílias fazem questão de manter e outras, no entanto, já não dão tanta importância para esse tipo de detalhe.

No que diz respeito aos casamentos, a cerimônia é repleta de inúmeras simbologias, que podem ou não fazer parte da vida dos noivos. Com isso, entram ou não para o tão esperado grande dia.

Antes de qualquer coisa, vale lembrar de que não há problema nenhum colocar ou deixar de fora determinada tradição. Apesar de costumes enraizados e referências culturais, o mais importante, sempre, é que um casamento tenha a cara dos noivos, que represente quem eles são e no que eles acreditam!

Abaixo, você confere as simbologias mais famosas do mundo matrimonial.

Vestido de noiva branco

Esse, talvez, seja o símbolo mais famoso de qualquer casamento. O vestido de noiva branco representa, tradicionalmente, a pureza e a castidade da noiva, que está se entregando ao noivo no altar.

Buquê

Acredite ou não, o costume da noiva entrar com um buquê de flores nasceu de uma necessidade. A intenção era deixar as noivas medievais mais perfumadas, uma vez que, durante o inverno, não tomavam tantos banhos por causa das baixas temperaturas – lembrando que, na época, não existia aquecimento para a água…

Assim como a descrita acima, outra muito famosa é oferecimento do casamento à Artemis e Vênus, na Grécia Antiga, pedindo por amor durante os anos a dois. Mas, vale dizer que existem inúmeras histórias ligadas à origem dos buquês de noiva.

Véu

O véu representa pureza e dedicação ao futuro marido. A tradição nasceu depois do casamento da rainha Vitória, da Inglaterra, que replicou o uso do véu feito por Rebeca, em seu casamento com Isaac, como conta a Bíblia.

Nomes na barra do vestido

Muitas noivas colocam o nome de suas amigas e familiares solteiras na barra de seu vestido de noiva (na parte de dentro, para não ser visto durante a cerimônia). De acordo com a tradição, isso irá ajudar as amigas a encontrarem o futuro marido.

Algumas noivas andam renovando a tradição, colocando também nomes de mulheres que já são comprometidas. Nesse caso, a intenção passa longe de encontrar um homem. Na realidade, o intuito é emanar boas energias para a noiva, que vai se sentir amparada e amada pelas melhores amigas enquanto estiver no altar.

Chuva de arroz

Representa, de acordo com a tradição milenar chinesa, fertilidade e prosperidade na vida do mais novo casal. Tradicionalmente, a chuva de arroz era feita apenas pelos familiares. Hoje, todos os convidados participam desse momento.

Troca de alianças

A troca de alianças simboliza a lealdade e a fidelidade do casal. Após a troca de alianças, o casal jura ser fiel um ao outro, enquanto estiverem vivos.

Bem-casado

O bem-casado é a materialização duas partes que se unem, ou seja, o noivo e a noiva que, a partir do tão esperado “aceito”, tornam-se, simbolicamente, uma só pessoa. De acordo com a tradição, é necessário dar um bem-casado para cada convidado. Antes de dar a primeira mordida, o convidado deve fazer um desejo relacionado ao amor, que pode ser pessoal ou direcionado aos noivos.

Há muitas outras tradições no Brasil, e tantas outras pelo mundo, relacionadas ao dia do casamento e à vida matrimonial. O importante é escolher todas aquelas (ou nenhuma delas) que mais tem a ver com você e seu par.

Aproveite seu dia e faça suas próprias simbologias!

Confira também:

Como acomodar seus convidados na festa de casamento
Fiquei noiva, e agora? 
Como escolher as músicas para o grande dia 

Até o nosso próximo encontro,

Equipe Bem-vinda Noiva