Pular para o conteúdo
// 19.11.2017

Como celebrar o casamento civil


decoracao casamento civil
Não fazer a cerimônia religiosa não é motivo para deixar a comemoração de lado

Muito diferente da cerimônia religiosa, que costuma ser longa e cheia de detalhes especiais (como o vestido da noiva, a decoração da igreja e uma orquestra, por exemplo), o casamento civil é mais rápido, prático e simples.

Basicamente, tudo o que os noivos precisam é comparecer no cartório com os documentos necessários e as testemunhas. Depois, assinam os papeis e pronto, estão oficialmente casados perante a lei. Mas, não é preciso pensar de forma prática e rápida em nada que esteja inserido no mundo dos matrimônios, principalmente o casamento civil.

Aos noivos que também farão a cerimônia religiosa, a papelada pode até ter um sentido mais burocrático. Aos noivos que optaram por realizar apenas o casamento civil, no entanto, também merecem uma comemoração romântica e especial. E se esse é o seu caso, temos algumas ideias para tornar esse dia digno de memórias incríveis.

 

Ideias para o casamento civil

Local

A primeira coisa a se pensar é o local do casamento – muitos não sabem, mas nem sempre o casamento civil precisa ser realizado no cartório. Caso seja de vontade dos noivos, o casamento pode acontecer por diligência, ou seja, em qualquer outro local que não seja o cartório, como uma chácara, um salão de festas ou até mesmo a casa dos noivos, por exemplo.

Se a opção for de fato o cartório, também é possível pensar em uma decoração simples, mas única, para tornar o ambiente mais agradável e familiar, para que fique com o estilo do noivo e da noiva.

noiva assinando casamento civil

Música, sim!

Quem disse que a noiva não pode entrar com uma música emocionante? Escolha a playlist do seu casamento e seja feliz, noivinha! É um momento único na vida e, por mais simples que seja, tudo deve fluir exatamente da maneira que você sonha.

mesa de comidas casamento civil

Aliás, vale uma observação: como a cerimônia não será em uma igreja, você tem a liberdade de escolher realmente a música que quiser, de qualquer artista e com a letra que você achar mais apropriada para o seu casamento. Então, aproveite!

Palavras especiais

Quem disse que a cerimônia precisa durar apenas cinco minutos? Peça ao juiz de paz (ou ao celebrante) para falar algumas palavras a respeito da união. Por mais que o juiz não conheça o casal, com certeza não haverá ninguém no local que entenda mais de casamentos do que ele próprio, certo? Os noivos também podem declarar seus votos, caso queiram! Com certeza deixará o momento ainda mais romântico…

votos da noiva casamento civil

Lembranças especiais

Não se esqueça de que fotos e vídeos são imprescindíveis, porque, lá na frente, podemos esquecer de alguns detalhes especiais que esses materiais nos ajudam a manter vivo em nossa mente.

Então, mesmo que seja apenas a cerimônia civil e uma pequena recepção (ou até menos do que isso), vale a pena contratar um profissional para registrar esse dia tão importante. Não quer contratar ninguém? Tudo bem, também. Peça para aquele amigo que arrasa nas fotos das redes sociais registrar tudo para você.

noivos sorrindo foto casamento civil

Comemoração

Comemore o seu casamento civil com um brunch, um jantar, um coquetel com finger foods, um churrasco, chá da tarde ou até mesmo com um brinde na sua casa. O importante é não deixar passar em branco. Caso o orçamento seja curto, um bolo com champagne resolve tudo. E seja lá o que decidir, capriche na decoração e no que será servido. Flores, fotos do casal, itens feito à mão, folhagens… Em relação às comidas e bebidas, o cardápio varia de acordo com o gosto dos noivos, então decidam juntos e aproveitem.

mesa de doces casamento civil

Trajes

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de pensar com carinho no look do grande dia. Pode ser vestido branco e terno, assim como pode ser uma roupa mais despojada. O importante é que tenha tudo a ver com vocês. Sentir-se bem, confortável e bonito é essencial.

noivos celebrando casamento civil

Lembrancinhas

Se você quiser e tiver orçamento para isso, você pode oferecer uma lembrancinha aos seus convidados! É uma forma de agradecimento por fazerem parte desse momento especial.

lembrancinha docinhos casamento civil bem casado

Curta seu casamento!

Até o nosso próximo encontro,

Equipe Bem-vinda Noiva