Pular para o conteúdo
// 20.06.2018

Como acomodar seus convidados na festa de casamento


mesas convidados casamento ao ar livre

Dicas simples para facilitar a organização das mesas!

Apesar de muitos noivos pensarem o contrário, definir a disposição dos convidados na festa não é tarefa fácil. Afinal, a sua decisão influencia diretamente na organização da festa como um todo.

Pense só: divida mal os convidados e consiga, com isso, pessoas constrangidas e, provavelmente mais quietas. Faça um plano bem elaborado de distribuição e tenha, então, convidados mais abertos a conversas e muita diversão.

Tudo depende da sua decisão!

Abaixo, listamos três formas possíveis de acomodar os seus convidados na recepção ou, de fato, na festa de casamento. Escolha aquela que melhor se enquadra no seu gosto, no gosto dos seus convidados (importante pensar neles também!) e, claro, que combine com a sua celebração.

mesa convidados casamento classico

1ª forma: livre

O que é: não há distribuição de lugares e cada convidado escolhe o local que quiser para sentar-se.

Pró: você não precisa se preocupar em demarcar o lugar de cada um.

Contras: é comum acontecer de alguns convidados saírem da cerimônia antes do término para conseguirem bons lugares na festa – seja aquela mesa maior, para caber todos os amigos ou familiares, ou o local próximo ao bar ou saída da cozinha, assim são os primeiros a receberem os quitutes.

Outro fator contra essa distribuição, que inclusive acontece bastante, é a situação dos últimos convidados que chegam à festa. Eles sempre ficam com os lugares que restam – muitas vezes, uma família precisa se dividir para conseguir se sentar.

Bom para: mini weddings, petit comitê ou festas mais informais, nas quais todos (ou quase todos) os convidados se conhecem. Assim, os problemas serão evitados e todos se sentirão a vontade independentemente do local em que se sentaram.

2ª forma: setorizado

O que é: separar setores para as mesas de determinados grupos. Por exemplo: todas as mesas do setor A do salão são da família da noiva; setor B para família do noivo; setor C para amigos em comum, e assim por diante.

Prós: os grupos de pessoas que se conhecem e se identificam ficarão próximos e, ainda assim, cada pessoa terá a liberdade de escolher especificamente a cadeira que quiser.

Contras: não há contra-indicações para esse tipo de organização.

Bom para: todo tipo de festa, especialmente para as maiores (a partir de 250 convidados).

3ª forma: lugar marcado

O que é: marca-se a cadeira de cada convidado.

Prós: é uma forma de mostrar que os noivos pensaram em cada pessoa de forma singular. Você pode colocar uma lembrança especial na cadeira de cada um, ou uma foto do grupo de pessoas que estará em cada mesa, por exemplo. São gestos possíveis apenas para casos de lugar marcado.

Contras: o trabalho dos noivos é grande para bolar uma forma de marcar o local de cada um, sem deixar que nenhum convidado seja colocado junto a pessoas que não se identifica. É preciso contratar uma equipe maior de recepcionistas (uma para cada 50 convidados, no máximo!) para dar conta de levar todos os convidados aos seus lugares.

Bom para: qualquer tipo de festa nas quais os noivos se identifiquem com esse tipo de detalhe.

Lembrando que, independentemente da forma de organização escolhida, essa tarefa compete exclusivamente aos noivos. Porque, por mais que o cerimonialista possa ajudar com alguns toques, somente o casal sabe dizer quais as afinidades de cada convidado.

Então, ao decidir qual será a forma de acomodação, tenha em mente que, hora ou outra, essa tarefa irá aparecer para você.

Caso esteja em dúvida, opte pela forma de setorização, que funciona para festas grandes ou pequenas, ao ar livre ou não, ou com qualquer tipo de especificação. Setorizar também é prático para as recepcionistas e para os convidados, que vão conseguir memorizar bem a ordem do salão.

Não se esqueça de escolher uma equipe de cerimonial adequada e eficiente, para que você (ou nenhum outro convidado) precise se preocupar com a missão de organizar todas as pessoas. Lembrando que ter uma equipe voltada a este serviço evita muitas aglomerações na chegada à festa.

Também é importante optar por uma mesa especial aos padrinhos e às madrinhas que, não importa a forma de acomodação, merecem um lugar pensado exclusivamente para eles. Os pais e avós dos noivos também devem ter assentos individualizados sempre.

No mais, uma planilha ou um mapa do salão com mesas desenhadas com certeza vai te ajudar a bolar toda essa esquematização. Não tente utilizar uma listagem simples, muito menos a sua memória. Porque alguém pode ser esquecido!

E não se esqueça de contar conosco para mais dicas:

Conheça os novos estilos de lua de mel
Guia de taças para cada tipo de bebida 
Todos os detalhes de um destination wedding

Até o nosso próximo encontro,

Equipe Bem-vinda Noiva