Pular para o conteúdo
// 21.12.2017

10 tradições de casamento pelo mundo


Cada lugar tem seus costumes para celebrar a felicidade dos noivos

Escrever os nomes das amigas solteiras na barra do vestido de noiva, quebrar pratos após a cerimônia, ganhar moedas ou tatuar as mãos. E aí, qual dessas tradições parece ser a mais exótica para você?

Em primeiro lugar, o amor é universal e não importa em qual parte do globo terrestre você esteja, porque esse sentimento tão lindo sempre vai ser celebrado. Entretanto, cada lugar tem as suas próprias tradições e costumes para comemorar a união de um casal.

Vamos ver 10 tradições de casamento pelo mundo?

Tradição nº 1: o vermelho chinês

Em primeiro lugar da nossa lista, as noivas chinesas! Na China, a cor vermelha representa alegria, felicidade e claro. Por isso, o vermelho está presente em diversos apetrechos matrimoniais, como nos itens da decoração, nos convites e, inclusive, no vestido da noiva!

Ou melhor, nos vestidos da noiva – sim, no plural. As noivas chinesas têm o costume de usarem, sempre, três vestidos: um para a cerimônia, um para o jantar e outro mais chamativo para a festa.

Tradição nº 2: As joias e tatuagens indianas

Uma das tradições de casamento mais famosas do mundo surgiu na Índia. Para se casarem, as noivas devem estar decoradas com muita cor, muitas pedras preciosas e ouro. Além disso, é costume tatuar as mãos e os pés das noivas com tatuagens de henna tão detalhadas e complicadas que demoram horas para ficarem prontas.


Aliás, na Índia, as noivas não usam branco, pois lá essa cor representa o luto e é sempre reservada às viúvas. Interessante, não é?

Tradição nº 3: os pratos gregos

Outra tradição famosa é a quebra de pratos grega. É feita logo depois dos noivos trocarem as alianças e simboliza fartura, prosperidade e sorte para o casal! Só é preciso ter cuidado com os pés…

Tradição nº 4: ouro e prata na Suécia

No dia de seu casamento, a noiva recebe duas moedas dos pais: uma de prata do pai e uma de ouro da mãe. As duas moedas devem ser colocadas no sapato direito da noiva e por lá devem permanecer durante toda a cerimônia, para atrair sorte, prosperidade e riquezas.

moedas ouro prata tradicoes de casamento

Tradição nº 5: a cinta-liga francesa

Na França, a mulher deve usar uma cinta-liga por baixo do vestido durante a cerimônia e, depois, na festa, a cinta-liga é leiloada em um jogo chamado “Le jeu de la jarretiêre” (o jogo da cinta-liga). O dinheiro arrecadado fica para o casal. Brincadeira ousada!

aliancas de casamento tradicoes

Tradição nº 6: o russo bebeu, o russo quebrou

Na Rússia, após beber champanhe, os convidados jogam as taças no chão. A quantidade de pedaços de vidro no chão representa os anos de sorte que os noivos terão em sua vida de casados.

taca de champagne tradicoes de casamento

Tradição nº 7: o fogo africano

Durante o casamento, os pais dos noivos devem carregar uma tocha de fogo que representa o amor do casal. Além disso, a tocha deve se manter acesa durante toda a cerimônia. Por isso, é uma grande responsabilidade carregá-la.

tocha acesa com fogo

Tradição nº 8: o próximo a se casar na Estônia

No dia do casamento, é colocado uma venda e um chapéu no noivo e, então, o fazem girar. Em seguida e ainda vendado, o noivo tira o chapéu de sua cabeça e o coloca na cabeça de outro homem presente na cerimônia. Então, o homem escolhido será o próximo a se casar!

noivo e padrinhos sorrindo

Tradição nº 9: leite marroquino

Um dia antes do casamento e no próprio dia da cerimônia, a noiva marroquina deve tomar um banho de leite como ato de purificação. Esse ato é conhecido como “hammam” e todas as mulheres devem fazer isso antes de se tornarem casadas.

rosas vermelhas tradicoes de casamento

Tradição nº 10: a gravata brasileira

Vamos fechar a lista com chave de ouro? Seria impossível não citar a famosa tradição brasileira de trocar pedaços da gravata do noivo por dinheiro. Aliás, essa tradição já se modernizou! Hoje em dia, além da gravata, é possível que os convidados também ganhem uma parte da cueca ou sapato! Legal, né?

homem cortando a gravata tradições casamento

Enfim, há muitos outros costumes de casamento espalhados pelo mundo. Mas, o mais importante é lembrar, sempre, o real motivo da união de um casal: o amor!

Até nosso próximo encontro,
Equipe Bem-vinda Noiva